top of page
Buscar
  • Foto do escritorVictor Rodrigues

Dúvida por quê? | SLOGANS

Atualizado: 19 de mai. de 2019

Não são todas as empresas que utilizam um slogan, aliás é muito difícil de acertar, mas quando acertam, meu amigo(a), ele gruda na sua cabeça por um bom tempo. Aqui vamos falar um pouco sobre a sua importância. Irei citar alguns famosos em alguns posts.


Quando o assunto é posicionamento e fortalecimento de marca, um elemento indispensável à discussão é o slogan. Você quer que todos enxerguem a sua empresa como uma empresa especial, diferenciada e na qual o consumidor pode confiar.


A importância do slogan está no poder de fixação da marca na mente do consumidor, quando bem executada pode ter um poder de atração maior que uma boa identidade visual. Sabe aqueles hits de carnaval que você escuta uma vez por ano mas gruda na cabeça? Pois é, o slogan tem o mesmo potencial.


Agora especificamente vou citar o slogan da Ypê, uma das gigantes nacionais nas áreas de higiene e limpeza que criou um slogan para associar seus produtos à qualidade. Existem diversas variações desse mesmo slogan, sempre trocando a palavra “qualidade” pelo nome do produto. Acho que você deve lembrar dele...afinal de contas, dúvida por quê? Qualidade é...




Agora vamos falar um pouco sobre outra empresa que soube usar muito bem seu slogan. A comunicação da marca tem um divisor de águas. Entre 1990 e 1996, a SKOL assumiu diversos posicionamentos e tentou diferentes slogans. Havia descontinuidade em sua estratégia de comunicação, foco, formato, linguagem, público-alvo e investimento em mídias. Foi então que a SKOL passou a se conectar com os consumidores por meio de um sabor, uma postura, uma linguagem, um design, cenários, atividades e patrocínios únicos. Um exemplo de sucesso em sua comunicação é o famoso slogan criado em 1997: A cerveja que desce redondo. Ele mostra como uma linguagem certa pode criar valor para a marca. A linguagem captura descritiva e emocionalmente a imagem de uma cerveja saborosa.


O slogan virou um mantra - desce redondo – fazendo parte do cotidiano e do vocabulário dos brasileiros. Quando algo dá certo no Brasil, ouve-se a expressão desceu redondo, um sinal concreto da força do slogan. Pesquisas mostram que 80% dos consumidores repetem o slogan da SKOL espontaneamente. A seta giratória ratifica a proposta do slogan – desce redondo -, e se transformou em ícone da marca.


Vinte meses após o lançamento do novo posicionamento da marca, a SKOL passou à frente das tradicionais marcas Brahma e Antarctica. Tornou-se a cerveja líder no Brasil, com uma fatia de 24.7% do mercado (julho de 1998). Além disso, moderna e irreverente, a marca sempre colocou no ar campanhas bem humoradas e inovadoras como os inesquecíveis comerciais: Tatuís, Pedidas, ET e Raio X de ET.




A história da NIKE com a propaganda é recheada de momentos marcantes. Começou em 1977 com um de seus primeiros slogans que dizia: There is no finish line (Não há linha final). A sorte da marca começou a mudar em 1982, quando a agência de publicidade Wieden & Kennedy foi fundada em Portland. Segundo muitos, ela foi criada justamente para atender a conta publicitária da NIKE que se tornaria seu cliente mais fiel e conhecido. E a primeira grande campanha foi um verdadeiro sucesso. Chegou em 1988 com o famoso slogan JUST DO IT (algo como “Apenas Faça”).


Muito mais que um simples slogan, esse conceito transformou-se em uma espécie de declaração universal dos objetivos de todo atleta, em qualquer parte do mundo. A ideia de que, diante do esforço, não há fronteiras, é a expressão moderna dos ideais gregos, que praticavam o esporte como busca da perfeição e do belo. Porém, o melhor ainda estava por vir. Em 1989, a campanha estrelada pelo astro Bo Jackson, um atleta versátil, jogador de futebol americano e beisebol profissional, apresentou ao público um dos slogans mais famosos da publicidade americana: BO KNOWS. Campanhas dirigidas pelo cineasta Spike Lee também ajudaram a colocar o logotipo da NIKE no imaginário popular do planeta.




5 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page