top of page
Buscar
  • Foto do escritorVictor Rodrigues

SHAZAM ou NESCAU?

As principais características de uma marca de sucesso estão relacionadas a sua originalidade e singularidade, ou seja, ela precisa ser única, criativa e diferente das demais. Resumindo em poucas palavras, ela precisa se destacar. Porém isso se torna cada vez mais complicado em um mercado tão competitivo, por isso muitas marcas buscam inspiração em outros conceitos da cultura pop, cinema, moda e entre outros e aqui está um clássico exemplo em que indiretamente duas marcas se assemelham. Nesse caso um certo super-herói que estava meio esquecido mas que voltou com tudo esse ano com um filme solo e uma famosa marca de achocolatado, e o que ambos tem em comum? Um certo raio amarelo se destacando com vermelho.

Pensando nas características das cores e a sua aplicação no marketing, até parece um anúncio de fast-food, mas aqui nesse exemplo, a ideia central é que o raio transmite força e energia. “Energia” aliás que também fazia parte do slogan do Nescau: “Energia que dá gosto”. Abaixo segue um pouco da história dessas duas marcas.


SHAZAM


Shazam, antes conhecido como Capitão Marvel (Captain Marvel no original), é um super-herói fictício de histórias em quadrinhos, inicialmente publicado pela editora Fawcett Comics e posteriormente adquirido pela DC Comics. Criado em 1939 pelo roteirista Bill Parker e pelo desenhista C. C. Beck, o personagem apareceu pela primeira vez na revista em quadrinhos Whiz Comics #2, lançado em fevereiro de 1940, durante a era de ouro dos quadrinhos. Com uma história que envolve uma fantasia adolescente, Capitão Marvel é o alter ego de Billy Batson, um jovem que trabalha como repórter de rádio e foi escolhido, devido a sua bondade interior, para receber os poderes do Mago Shazam, a fim de preservar a justiça e a paz no Universo. O personagem ficou um pouco esquecido devido a uma briga editorial e foi voltando aos poucos nas hqs após ser comprado pela DC Comics. Ele mudou bastante, deixou de ser chamado de Capitão Marvel e esse ano ganhou fama ao ganhar um filme solo protagonizado pelo ator Zachary Levi.


NESCAU


A história de NESCAU, primeiro achocolatado do mercado nacional, começou no ano de 1932, quando o produto foi desenvolvido, totalmente no Brasil, e lançado no mercado pela Nestlé, praticamente sem nenhum apoio publicitário e sob o nome de Nescáo (contração da palavra Nestlé com “cacáo”, forma usada para designar a palavra cacau conforme a grafia da época e principal matéria-prima do produto), sendo recomendado pela empresa às mães preocupadas com a nutrição de seus filhos. Com esse mesmo nome o alimento à base de chocolate foi lançado também na Itália, na Espanha, na Argentina e na França. A embalagem original do produto era uma lata de aço com rótulo amarelo. Em 1972, o produto ganhou uma melhor solubilidade e composto vitamínico, tornando sua formulação ainda mais saborosa. Nesse ano, foi desenvolvida uma forte campanha de relançamento do produto, agora chamado SUPER NESCAU, sob um novo slogan: Super Nescau, energia que dá gosto. Os comerciais passaram a descrever diferentes aventuras vividas pelos pequenos consumidores da marca. O sucesso da campanha foi tanto que, já no primeiro ano, NESCAU atingia a liderança do mercado, posto que, até hoje, é seu, apesar da forte concorrência da marca TODDY.





Pronto, agora conhecemos um pouco melhor as duas marcas. Não podemos afirmar quem copiou quem, e nem acho que seja o caso aqui, mas podemos concluir que tem grandes chances que o Nescau tenha se “inspirado” nos super-heróis dos quadrinhos para lançar essa campanha que alavancou as vendas da marca e quem sabe tenha se inspirado especificamente no Shazam. Assim como esse caso existem milhares de casos parecidos no meio publicitário, mas e ai você se lembra de algum assim, cita aí embaixo nos comentários se lembrar.

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page