top of page
Buscar
  • Foto do escritorVictor Rodrigues

Você sabe o que é Marketing Digital? Mesmo??

Atualizado: 10 de jun. de 2019


Você sabe o que é marketing digital? Sabe qual a sua importância? Por que com certeza você já ouviu falar dele, se não, ainda escutará muito sobre ele no futuro. Saiba o seu conceito, importância e como ele poderá mudar a sua vida através do sucesso do seu negócio.


O marketing digital engloba todos os esforços de marketing que usam um aparelho eletrônico ou a internet. As empresas utilizam canais digitais, como mecanismos de pesquisa, mídia social, e-mail e seus sites, para se conectarem a clientes atuais e potenciais. Lembra quando você tinha um tio ou parente distante e só conseguia falar com ele por carta ou telefone? Pois é, se não pegou essa fase, os seus pais com certeza pegaram e vou te falar não era fácil. Com a chegada da internet e todo o avanço que representou para a comunicação como um todo, muitas empresas se prepararam para o boom que ela causaria e criaram estratégias para explorar ao máximo as mídias digitais. Muito mudou na nossa rotina, principalmente na forma como consumimos. Hoje pedimos uma carona, comida e até mesmo um botijão de gás por um aplicativo de celular, e esse é o conceito do marketing digital, criar estratégias que explorem todos canais, desde o próprio site da empresa a sites parceiros, blogs que abordam o mesmo assunto/público e principalmente as redes sociais com objetivo de alavancar as vendas.


Uma coisa que une todos esses pontos é o fato de que o Marketing Digital ajuda você a levar o seu produto ao mercado. Levar o seu produto até o mercado é o que é chamado de go-to-market. O Marketing Digital é uma ferramenta de go-to-market. Então, antes de perguntar para que serve o Marketing Digital, vamos falar um pouco sobre o que dá certo e o que dá errado no go-to-market. Se você está abrindo o seu próprio negócio ou está fazendo o go-to-market de um produto, existem algumas razões pelas quais o seu go-to-market pode falhar. Primeiro, seu produto pode não atender a necessidade do público que queira atingir, e uma das mais importantes é subestimar a dificuldade de abrir um e-commerce. Muitos podem pensar: “Legal, vou abrir uma loja virtual de bonés, não vou precisar sair de casa e vou ficar rico”. Bem, não é por ai, existe antes um grande plano de marketing para conseguir divulgar a sua marca e atrair novos clientes. Ok, mas então como divulga-la, como fazer para que essa marca chegue ao conhecimento do meu público alvo? O primeiro passo é conhecer bem quais são os principais canais de mídia, onde você poderá divulgar a sua marca/produto. Abaixo segue uma breve descrição:



1. Redes Sociais

Qual o melhor local para começar a divulgação? Pensa em um local onde o fluxo de pessoas é enorme, e muitas delas nem sabem ao certo o que irão comprar, pensou em um shopping? Pois é, é o que as redes sociais representam hoje em dia, um grande mercado/shopping, onde você encontra pessoas de todos os lugares e que podem se interessar pelo seu produto mesmo que involuntariamente, a famosa compra por impulso. Devido à importância que as redes sociais ganharam ao conquistar a atenção recorrente de seus usuários (O Facebook, por exemplo, tem em média 1,28 bilhão de usuários todos os dias – dados de março de 2017), elas se tornaram um ótimo canal para as empresas marcarem presença com conteúdos criativos para se relacionar, adquirir novos contatos e ao meu ver mais importante, fideliza-los.



2. Email Marketing

Uma das primeiras ferramentas de comunicação digital, o email tem sua importância bem estabelecida até hoje. Ele continua sendo um dos principais meios utilizado pelas empresas para se comunicar com os seus clientes. Muito se deve por ser uma ferramenta, simples, prática, e o mais importante para empresa: barata. E além de ser um canal barato também é muito efetivo, podendo ser inclusive mais efetivo que um anúncio em uma rede social. Aqui na maioria dos casos você já conhece o seu público, já sabe o que ele gosta e principalmente, já comprou com você.

Ele é muito utilizado para fidelizar clientes, principalmente com o envio de newsletter, conteúdos exclusivos, promoções, e muito mais. Além disso, com a ajuda de alguns softwares, você pode automatizar seus fluxos de nutrição e melhorar os resultados de maneira escalável.



3. SEO/Busca orgânica

Como fazer para o seu site ser encontrado ao fazer uma busca no google, sem investir em anúncios e mídias pagas? Simples, melhorando a qualidade do seu site e a qualidade do seu conteúdo, porém é um canal que é um pouco mais lento, ele dá mais trabalho para você cria-lo e para você criar suas bases de clientes, principalmente por que vai demandar tempo e esforço para consolidar o conteúdo do seu site/produto. Por outro lado, o SEO tem uma vantagem muito grande que ele é altamente escalável, ele é de certa forma gratuito então você não está pagando por clique, e ele é algo que dura bastante para o seu negócio.

Assim como as redes sociais, as ferramentas de busca representam um dos grandes concentradores de audiência da internet. Só o Google concentra mais de 3,5 bilhões de buscas todos os dias (dados de maio de 2017).

Uma das principais vantagens desse canal, é o fato de que, em muitos casos, o público que pesquisa acerca de um assunto já sabe o que quer (ou seja, normalmente estão mais avançados na jornada de compra).



4. Referência

Você também conseguirá um bom resultado na divulgação da sua marca fazendo parcerias com outros sites que abordem o mesmo tema ou outros sites que simplesmente compartilham o seu conteúdo por ele ser bom o suficiente. Dessa forma qualquer link ou referencia que esses outros sites façam a sua marca, servirão como uma forma de divulgar e atrair novas pessoas para o seu site. Além disso, ter seu conteúdo bastante referenciado é um critério bem visto por ferramentas de busca, ou seja, pode ser um bom influenciador do seu SEO.



5. Tráfego Direto

Esse canal indica quem entra diretamente no seu site, sem ter a origem em uma outra página da internet, ou seja, essa pessoa provavelmente já conhecia seu site/produto e digitou o endereço diretamente no navegador.



6. SEM/Mídia Paga

Basicamente funciona assim: uma pessoa digita uma palavra-chave e seu anúncio aparece no topo da página da busca. Assim, é possível alcançar mais clientes que estão buscando exatamente o seu produto. Existem algumas ferramentas que maximizam as suas chances de ser encontrado e uma das principais é Google Ads. Nele você também poderá anunciar com a rede de display, que são aqueles anúncios que aparecem dentro de outros sites, ou seja, são espaços comprados dentro dessas páginas. Para isso, é importante escolher sites confiáveis em que o público tenha interesses iguais ou semelhantes com os produtos e serviços fornecidos pela sua marca/empresa.



Ufa, acredito que agora tenha conseguido te ajudar pelo menos um pouco a entender o que é o Marketing Digital, como ele funciona e quais os canais para investir o seu tempo, esforço e quem sabe dinheiro para impulsionar as vendas da sua marca.

55 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page